CURSO DE IGREJA

11/11/2011 01:01

 

O Curso Sobre a Igreja foi idealizado pelo Padre Santana, em Carangola-MG, para apresentar o “Lumen Gentium” para grupos de reflexão. O Curso de Igreja tem como objetivos:

- Instruir o Católico Leigo sobre o verdadeiro sentido da fé batismal, para que ele viva plenamente o “Ser Igreja” e a mensagem de Jesus Cristo;

- Promover ao leigo maior informação e reflexão sobre Religião e Igreja;

- Promover a formação cristã, a partir de estudos bíblicos e da fé;

- Conscientizar o leigo sobre a missão do cristão e sua responsabilidade na evangelização e transformação do mundo.

O primeiro Curso de Igreja foi realizado em Cachoeiro do Itapemirim-ES e em seguida a Diocese de Ilhéus o difundiu no sul da Bahia.

Em 1975, uma equipe da cidade de Carangola implantou o Curso Sobre a Igreja na cidade de Ubatã, tendo participado desse curso os irmãos Valmir e Vera, Elvídio e Neuza e Sônia da Silva Santos.

Em 1976, com a ajuda dos irmãos acima mencionados, a Paróquia de Ubatã realizou seu 2º. Curso Sobre a Igreja, tendo participado os irmãos José Raimundo, Célia Santos, Tereza Nascimento, Zito e Marília e Luiz e Eva. No mesmo ano, foi implantado o Curso de Igreja em Ipiaú, sob a coordenação de Elvidio Antonio dos Santos, que dirigiu a equipe até 1981.

A primeira equipe do Curso de Igreja de Ipiaú se reunia todas as terças feiras no salão da Escola Sagrada Família, à Rua Mariquinha Borges, depois passou a se reunir nas residências dos participantes e atualmente se reúne no Salão Catequético da Paróquia de São Roque, para reflexão, oração e estudos da bíblia e de documentos da Igreja.

Nesses 32 anos foram realizados vários encontros, aprofundamentos e retiros e 51 Cursos de Igreja, não só em Ipiaú, como em outras cidades também, com a orientação espiritual dos Padres: Joselito Sales Luz, fundador, Paulo, Geny, Rufier, Cabral, João Boaventura Oiticica, Francisco Xavier Cardoso, Edmilson Vivas Batista e atualmente, Nildemar.

Em 28 de novembro de 2001 comemoramos os 25 anos do Curso de Igreja, com celebração de Missa em Ação de Graças pelas Bodas de Prata e confraternização na Casa Paroquial, sob a coordenação do Casal Laudelino (Lau) e Aelita.

Em 21 de outubro de  2006 comemoramos os 30 anos do Curso de Igreja com celebração de Missa em Ação de Graças e confraternização no Centro Paroquial, sob a coordenação do Casal Luiz e Eva.

Hoje são 32 anos de reflexão, oração e evangelização pela glória do Reino de Deus.

 

 “Ide pelo mundo e evangelizai toda criatura”

(Mateus 10,20)

 

FONTE DE PESQUISA

http://cursodeigreja.webnode.com/about-us/